Perdemos, e aí?

A seleção caiu, e como havia postado sobre o foco do Dunga fico tentado a exprimir alguns exemplos desse esporte que tanto mobiliza nosso país para o mundo corporativo, usarei de metáforas para colher alguns insights para nosso dia-dia corporativo.

Lição 1. Explore as fraquezas, não abra espaços:

No primeiro tempo vimos o Brasil dominar o jogo e tivemos a oportunidade de fazer mais gols e não fizemos, no segundo tempo abrimos espaço, erramos e vimos o empate depois descontrolamos e vimos o segundo gol.

Vejamos, muitas vezes abrimos espaços para nossos competidores que chegam exploram nossas fraquezas e quanto assustamos ficamos surpresos com as viradas que podemos tomar no mercado.

Lição 2. Controle Emocional, essencial dominar o grupo:

O descontrole emocional é uma das maiores fraquezas e quando não atendemos as expectativas e vimos essa situação evidenciada vimos uma leitura que beira o abismo.

Em um ambiente com alto nível de incertezas faz-se necessário ao líder uma inteligência emocional reconhecida e transmitida para todo o grupo. Cabe ao líder domar ações e blindar seu grupo para frieza necessária, afim de executar o ações propostas. Frente aos óbices encontrados é necessário concentração da liderança, temperança e ações táticas rápidas afim de restabelecer o domínio e dominar o grupo é essencial para o sucesso. 

3. Aprender a perder, evidenciar seus erros:

No momento que “perdemos” espaços no mercado, faze-se necessário uma reflexão profunda, sobre os fundamentos estratégicos e táticos, afim de evidenciar os erros e gerar um aprendizado necessário para a organização afim de não ver esses erros sendo cometidos pelos gestores.

Cabe nesse momento muita humildade e abandonar os egos e assumir os erros não no intuito de denegrir, mas gerar o crescimento. 

4. Garra e liderança:

Jamais perca esses atributos, pense rápido coloque o Plano B, C, D em prática e seja rápido, atualmente o cenário é de hipercompetição e não cabe lamento. Sucesso ao Brasil Copa 2014 é nossa e as organizações têm muito trabalho e negócios a serem explorados.

SUCESSO A TODOS NÓS, A FRENTE BRASIL

Ricardo Santos
rsantos.ricardo@gmail.com

 

Deixe um comentário