Conhecimento dentro das empresas

Davi Nakano, professor da Fundação Vanzolini, fala sobre  ferramentas e processos para organizar e compartilhar o conhecimento organizacional

“Muitas empresas têm dificuldades para organizar e compartilhar o conhecimento interno e as informações tendem a ficar concentradas apenas na cabeça de alguns colaboradores”, afirma Davi Nakano, professor do curso de capacitação Gestão Estratégica do Conhecimento, da Fundação Vanzolini.

Segundo Nakano, as empresas e os profissionais precisam entender e utilizar métodos e ferramentas para gestão da informação que aumentem sua competitividade em ambientes cada vez mais turbulentos. “Para isso, é preciso mapear, registrar, organizar e compartilhar o conhecimento organizacional de forma a utilizá-lo com eficiência e sustentabilidade”, destaca.

O professor observa que a gestão do conhecimento tem duas vertentes fundamentais: uma baseada no uso de ferramentas tecnológicas e outra que focaliza a gestão e a integração das pessoas no ambiente em que trabalham. “Com isso, muito do conhecimento gerado pelos colaboradores de uma empresa pode ser capturado, armazenado e disseminado, seja com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como portais e intranets, ou por redes sociais”, explica.

Com uma estratégia baseada nessas duas vertentes, as empresas de diferentes portes terão facilidade para organizar e transmitir o conhecimento organizacional entre os funcionários e os futuros colaboradores.  “O país enfrenta escassez de trabalho qualificado, e as empresas necessitam de formas de treinamento e capacitação rápida. A gestão do conhecimento é uma das alternativas para solucionar esse problema”, aponta Nakano.

Não é de hoje que muitas empresas investem em ferramentas para administrar seu conhecimento. “Percebemos que algumas consultorias de médio e pequeno portes em TI já iniciam suas ações com enfoque nesta nova percepção de mercado. No setor industrial, este tipo de iniciativa ainda é muito lenta. Já as grandes empresas do varejo estão fortemente estruturadas com ações que fortalecem a gestão do conhecimento gerado no ambiente de trabalho, finaliza Nakano.

Portal HSM
03/06/2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s