O Desafio Empresarial

  A busca incessante das empresas por mercado trouxe um novo diferencial para a concorrência: a tecnologia de gestão. Fabricar um bom produto, por si, já não representa diferencial competitivo. Como os produtos ficam cada vez mais assemelhados, o jogo da competição tem sido favorável às empresas que detêm a melhor tecnologia comercial.

 Para vencer este desafio as empresas têm adotado soluções de informática mais e mais sofisticadas. Entretanto um paradoxo acompanha estas soluções: o alto investimento em tecnologia não tem se refletido nos lucros na mesma proporção. Tal fato é motivado pelo desvio existente entre os objetivos de negócio e o sistema de informações desenvolvido para atendê-los.

A visão tradicional da área administrativa manteve a tecnologia aprisionada como ferramenta de produtividade pessoal ou de controle, sem ganhos sensíveis nos negócios da organização. Outra dificuldade é o sucateamento de soluções, pois a tecnologia possui ciclos de vida de curta duração.

Uma solução de valor agregado ao negócio é conseguida através da mudança do modo de trabalhar, e este fato não está intimamente ligado à tecnologia em si. Na verdade a empresa necessita avaliar métodos e processos administrativos adequando-os à atividade fim do negócio. Somente então deverá ser decidido o caminho tecnológico.

Por sua vez a decisão deverá contemplar o atendimento de um diferencial de mercado e não o ciclo tecnológico da moda.

Fonte: http://condeferrari.wordpress.com/2010/04/11/o-desafio-empresarial/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s