Técnica de auditores deve ser aprimorada

Evolução dos trabalhos com visão estratégica de riscos, aliada ao uso de tecnologia, são diferenciais .

São Paulo – Evoluir em técnicas de apresentações para os clientes internos e na melhor gestão do tempo de trabalho, são duas premissas que necessitam de aprimoramento entre os auditores. Foi o que revelou a pesquisa “2009 Internal Audit, Capabilities and Needs Survey”, realizada pela Protiviti, envolvendo mais de 700 profissionais.

Para o sócio-diretor da Protiviti Brasil, Waldemir Bulla, este estudo qualitativo serve como bússola profissional, pois retrata as expectativas de auditores internos de diferentes realidades em todos os continentes. “A pesquisa revela que a evolução dos trabalhos de auditoria interna com uma visão estratégica de riscos de negócios, aliada à forte utilização de tecnologia, é um diferencial fundamental no contexto atual da profissão”, comenta Bulla.

Foram apresentados para avaliação mais de 100 quesitos que traziam como pautas três importantes tópicos: evolução do conhecimento técnico; melhoria do processo de auditoria; e um raio-x das necessidades de aprimoramento de habilidades dos profissionais.

A tabulação da pesquisa revelou que um dos fatores que mais preocupam os participantes é a evolução para o chamado Entreprise Risk Managment (ERM) – (Gerenciamento do Risco Corporativo), encarado como um dos principais desafios para os próximos anos. Outro ponto relevante identificado pela maioria dos auditores é o crescente temor com riscos relacionados à fraudes e do uso da tecnologia aplicada na execução dos trabalhos. A segurança em TI é visto como fator primordial no cotidiano de um auditor.

Entre os participantes da pesquisa, aproximadamente 60% dos participantes ocupam posição de direção ou de nível gerencial. Dezenas de profissionais atuam em mega corporações com faturamentos de até US$ 4 bilhões anuais.

Publicada em 19-08-2009 – Diário do Comércio – Ano 76 – Edição 21465
http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s