EUA: Aberto 1º processo por espionagem económica

Pela primeira vez na história dos EUA foi aberto um processo por espionagem económica, no tribunal de Santa Ana, na Califórnia. O “arguido” é Dongfan Chung (conhecido como Greg Chung), um engenheiro de origem chinesa, 73 anos, que trabalhou mais de 30 anos como espião da China na antiga sociedade americana Rockwell International (actual ArvinMeritor).

Dongfan “Greg” Chung é acusado de ter roubado aos EUA informações secretas sobre uma nave espacial e o foguete Delta IV, dados cruciais para o programa espacial americano, segundo o Estado americano. Apesar de acusado de conspiração, espionagem económica, de prestar declarações falsas aos agentes federais e obstrução à justiça, Chung declarou-se não culpado.

França: 3 mil empresas vítimas de espionagem económica

Entre 2006 e 2009, cerca de três mil empresas francesas foram vítimas de acções de espionagem económica, segundo um documento da Direction Centrale du Renseignement Intérieur (DCRI). Os numerosos ataques tinham, muitas vezes, como objectivo roubar informações secretas das empresas atacadas, para desestabilizar a sua direcção ou impedir o lançamento de novos produtos, por exemplo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s